sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

SALA DE RECURSO


A professora Eliane Santana, faz parte da SEEDF a 28 anos, é formada em Pedagogia, está fazendo pós-graduação em Educação Inclusiva. Atualmente atua na Sala de Recursos da Escola Classe INCRA 09. Incluiu dentro da rotina de atendimento aos alunos a utilização da informática. A princípio os alunos atendidos usavam o notebook da professora. Com algumas doações ela conseguiu montar um computador, onde os alunos interage e aprende. Com a tecnologia 3G em alguns momentos eles até navegam na internet. E foi com essa atitude empreendedora que perguntamos se fez alguma diferença a inclusão da tecnologia da informação no atendimento do aluno?
Eliane Santana: Sem dúvida! Após algumas aulas, compreendi que o computador é uma ferramenta na educação e trouxe mudanças significativas no processo de ensino aprendizagem dos alunos atendidos na Sala de Recursos. Durante as aulas , os alunos tornaram-se participativos e realizavam todas as tarefas com entusiasmo. O uso do computador no ensino é uma prática pedagógica, e não substitui o professor. O professor foi, é e sempre será o articulador do processo, e não “controlador”. O Estado precisa investir em laboratórios de informáticas numa perspectiva de avançar para uma educação de qualidade e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Portanto é necessário investir também em professores capacitados para essa nova realidade, não podemos ter somente técnicos em informática e sim, professores com conhecimento didático do uso e aproveitamento de todo esse universo que “grita” intensamente que o mundo esta se transformando a cada minuto.
Profº Guedes - Supervisor Pedagógico

2 comentários:

  1. Parabéns pelo lindo trabalho. Apesar de todas as dificuldades a escola está sintonizado com as novas tecnologias. Um abraço, Leila

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Guedes, pelo Blog, a Eliane está de gaiata aí, não é? rs
    bjus
    Telma

    ResponderExcluir